Moeda Tangível e Intangível

A criação do bitcoin trouxe á tona algo que esteve presente com a humanidade por séculos, mas que talvez somente agora se tenha feito evidente: a intangibilidade do dinheiro que usamos. Mas para demostrá-la, é preciso retornar á origem do dinheiro.

Os registros históricos documentam os mais diversos bens que desempenharam a função de meio de troca ao longo do tempo: tabaco, na virgínia colonial; açúcar na Índias ocidentais; sal, na Etiópia ( na época, Abissínia); gado, na Grécia antiga; pregos, na Escócia, cobre, no Antigo Egito; além de grãos, rosários, chás, cochas e anzóis. Entretanto, ao longo dos séculos, duas mercadorias, o ouro e a prata, foram espontaneamente escolhidas como  dinheiro na livre concorrência do mercado, desalojando todas as outras dessa função. A característica comum a todas essas mercadorias é a tangibilidade. Todos esses bens são objetos materiais que existem no mundo físico com propriedades químicas, físicas e até mesmo biológicas distintas.

Com o desenvolvimento e a intensificação da divisão do trabalho, o crescimento econômico exigiu um aperfeiçoamento do dinheiro utilizado nos intercâmbios do mercado. Surgiu então o serviço de custódia do ouro ( ou qualquer outro metal monetário), no inicio provido pelos ouvires e posteriormente pelos bancos, em que os depositantes recebiam certificados de armazenagem. Os certificados passaram, então, a circular como se o próprio metal fosse, facilitando o uso do dinheiro metálico. À medida que o uso do papel físico ( o certificado ou cédula bancaria, ou seja, um substituto de dinheiro )ampliou-se, o número de transações com o ouro de verdade diminuiu. Dessa forma, os bancos cresceram e ganharam gradativamente a confiança dos clientes, até o ponto de estes julgarem que era mais conveniente abrir mão de seu direito de receber a cédula bancária, e, em vez disso, manter sua titularidade na forma de contas que podiam ser movimentadas sob demanda, o que chamamos de depósito bancários, ou contas-correntes.

Livro : Bitcoin A Moeda Na Era Digital

Página : 57

34 visualizações

Gostou da leitura? Doe e ajude-nos a fornecer notícias e análise para os leitores.

1LAdqqf4PqraX8ZxqMjirnWoE6XR7vX5Nm

0x155a69970abb497231fc437ad05365c6962f4e4e

  • Telegram
  • Instagram
  • Youtube
  • Reddit
  • Facebook Politizei
  • WhatsApp
  • Twitter
  • Gmail

© 2023 por "EXL CAPITAL ANTIFRAGIL TECNOLIGIA DA INFORMACAO LTDA"